Interação entre estudantes e médicos é fundamental para o aprendizado
O 6º Encontro das Ligas Acadêmicas de Cardiologia, realizado durante o Congresso SOCERGS, em Gramado, reuniu estudantes de Medicina de todo o estado para debates sobre temas atuais da cardiologia. O evento começou à tarde com a análise sobre síndrome coronariana aguda, conduzida pela palestrante Andressa Tosetto. Logo após, Beatriz Machado Gomes expôs um cenário clínico complexo. Em seguida, o tema abordado foi emergência hipertensiva, apresentado por Vitor Magnus Martins. A acadêmica Marina Severo Moraes Michel compartilhou um caso clínico, gerando debates sobre a abordagem de urgência em pacientes com hipertensão não controlada.
Dando sequência às atividades, Eduardo Gehling Bertoldi liderou o debate sobre doença valvar descompensada, uma condição em que as válvulas cardíacas, responsáveis por controlar o fluxo sanguíneo, começam a falhar. A apresentação do caso ficou a cargo da estudante Elisa Kalil, que detalhou um exemplo real da patologia.
Para o coordenador médico do evento, Guilherme Augusto Reissig, o encontro é uma oportunidade valiosa para os estudantes desenvolverem habilidades clínicas e raciocínio prático.
O 3º Desafio das Ligas também foi um dos destaques. Segundo o coordenador acadêmico do 6º Encontro das Ligas, Gabriel Soares de Oliveira, a competição testa os conhecimentos dos participantes em um ambiente descontraído.
“A SOCERGS nos aproxima da especialidade, nos desperta a paixão por essa área e nos oferece uma imersão em diversas subspecialidades. A produção científica de alto nível aqui nos possibilita aprender e participar ativamente. Temos também o desafio acadêmico, que já está na terceira edição. É uma forma interativa e divertida de absorver conhecimento, e estamos com grandes expectativas para repetir o sucesso das edições anteriores”, afirmou.
Serviço
Congresso SOCERGS 2024
10 a 12 de outubro
Centro de Eventos Wish Serrano Gramado
Realização: Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul
https://www.socergs.org.br/congresso2024/